Em uma semana, tênis de Alto Araguaia acumula 10 conquistas

Em uma semana, tênis de Alto Araguaia acumula 10 conquistas
[caption id="attachment_23118" align="alignleft" width="314"]DSC03520 Reitor Adriano Aparecido Silva, prefeito Maia Neto, vice-prefeito Américo Alves Filho durante reunião[/caption] Alto Araguaia, MT – A iminente transferência de dois cursos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Alto Araguaia, para o município de Rondonópolis (Sul do Estado) levou o prefeito Maia Neto (PR) a acenar com a possibilidade de criação de um programa de apoio a novos ingressos. O objetivo é contribuir com a permanência dos alunos nos cursos de computação, jornalismo e letras. O assunto esteve na pauta de discussões em mais uma reunião com o reitor da instituição, Adriano Silva, no final da tarde de sexta-feira (23.08), que esteve no município de Alto Araguaia para cerimônia de colação de grau. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito. O objetivo com o programa é chamar a atenção dos alunos aprovados no processo de Seleção Unificada (SiSU) para o preenchimento das vagas. O prefeito não escondeu a preocupação com a perda dos cursos, o que pode impactar na economia local e no enfraquecimento da instituição. O gestor defendeu a permanência dos três cursos, bem como a chegada de outras opções como engenharia elétrica e agronomia, bem como a vinda de dois cursos modulares. O Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, via Câmara de Educação Profissional e Educação Superior, renovou por mais três anos o reconhecimento do curso de jornalismo do campus de Alto Araguaia. Com a decisão, o curso está reconhecido até o dia 09 de março de 2016. Durante o encontro com o reitor da Unemat, o vice-prefeito Américo Alves Filho (PSD) entregou documentos de apoio assinado por várias entidades que defendem a permanência dos cursos atuais, bem como a vinda do curso de engenharia elétrica para o município. A decisão sobre o novo curso para Alto Araguaia deve ser conhecida até final de 2013. O reitor Adriano Silva foi categórico em afirmar que o grande problema da Unemat de Alto Araguaia é a baixa demanda pelos cursos. O prefeito Maia Neto vai consultar sobre a legalidade de se criar um programa de apoio. O objetivo é de incentivar os acadêmicos aprovados a se matricular nos cursos e permanecerem em Alto Araguaia durante os quatro anos do curso. [caption id="attachment_23119" align="alignright" width="314"]DSC03523 Reitor Adriano Silva dialogando com demais integrantes durante reunião que discutiu a situação da Unemat em Alto Araguaia[/caption] “É uma possibilidade, uma alternativa que vamos aflorar para novas discussões. Vamos consultar sobre a legalidade. Temos que empreender esforços para que os cursos regulares permaneçam em Alto Araguaia e o município seja contemplado com outros”, disse o prefeito. A comunidade estudantil do campus da Unemat de Alto Araguaia já conta com um importante apoio por parte da prefeitura: a Casa do Estudante Universitário (CEU), que tem por finalidade oferecer alojamento gratuito aos alunos de ambos os sexos regularmente matriculados. A casa é dotada de quatro quartos, uma suíte, duas salas, cozinha, dispensa, área na frente e fundos, dispensa, banheiro social, área de serviço e área de lazer com churrasqueira. O encontro reuniu ainda o secretário de administração Romildo Oliveira; secretário da Diretoria Pedagógica Fernando Thiago; a diretora política, pedagógica e financeira do campus local, Edileusa Gimenes Moralis e os vereadores Gustavo Melo (PSD); Sylvia Maia (PTB); Guilhermino Berigo e Nelcy Pio Peron (ambos do PT).